Archive for outubro, 2007

Ciclo 5 – Pensamento Crítico

Written by on out 27 2007 | programação

O Cineclube Beloca fecha o ano de 2007 com seu quinto ciclo: Pensamento Crítico. Serão três documentários: no dia 6/11 às 20h, Super Size Me – A Dieta do Palhaço; dia 13/11 às 20h, A Raiz de Todo o Mal?. No dia 27/11 às 19:30 Lançamento do curta “Fracasso” e às 21:30 h Surplus.


Super Size Me
Super Size Me – A Dieta do Palhaço
Morgan Spurlock
2004

Quando duas norte-americanas obesas tentaram processar o McDonald´s por causa do aumento de peso, a rede de fast-food rebateu com o argumento de que não era possível provar sua responsabilidade pelas condições delas. Ao ver a história, Morgan Spurlock teve a idéia de fazer Super Size Me, no qual quis verificar o que aconteceria com uma pessoa que passasse um mês comendo nos restaurantes da rede. Para provar as alterações físicas, o diretor fez exames antes, durante e depois do documentário e teve um rígido controle médico no período.

Para sua “McDieta”, Spurlock impôs a si mesmo algumas regras: não poderia ingerir nada que não fosse vendido pelo Mc Donald´s (nem água), teria de experimentar todos os itens do cardápio pelo menos uma vez e sempre que a porção “super” fosse oferecida, ele teria de aceitar. O resultado foi desastroso para sua saúde. Além de engordar 11 quilos, o acompanhamento das taxas nos exames de sangue mostrava elevações que nem os médicos esperavam. Fora isso, o diretor passou a sentir fraqueza, náuseas, desânimo, dores de cabeça, entre outros sintomas. Para desintoxicar seu corpo e voltar ao peso normal, Alex, a namorada de Spurlock, preparou um cardápio balanceado.



Richard Dawkins
A Raiz de Todo o Mal? (The Root of All Evil?)
Russell Barnes
2006

Documentário originalmente produzido para a televisão (Channel 4), escrito e apresentado por Richard Dawkins, um eminente zoólogo, etólogo, evolucionista e popular escritor de divulgação científica britânico, natural do Quênia, além de professor da Universidade de Oxford. Tem como foco demonstrar a prescindibilidade das religiões, evidenciando possíveis vantagens para a humanidade advindas de sua inexistência. Dividido em dois episódios de 45 minutos cada: “Deus, um delírio” e “Um vírus chamado fé”.



Surplus
Surplus: Terrorized Into Being Consumers
Erik Gandini
2003

“Surplus: Terrorized Into Being Consumers” é um documentário sueco, produzido em 2003 que trata da globalização e do consumismo. Com uma montagem e trilha sonora ousadas para um documentário, remete a geração MTV e a estética do videoclipe. Mostra depoimentos de Fidel Castro, Kalle Lasn, e do anarco-primitivista John Zerzan, entre outros. Em Novembro de 2003, conquistou o prêmio máximo dos documentários, o Lobo de Prata no Festival Internacional de Documentários de Amsterdam (IDFA).

Comentários desativados em Ciclo 5 – Pensamento Crítico for now