Archive for novembro, 2007

Ciclo 6 – Comportamento

Written by on nov 30 2007 | programação

Em dezembro o Beloca fará suas exibições extraordinariamente no SENAC, pois a sala Dilo Gianelli, no Theatro Municipal estará indisponível por causa das comemorações de final de ano.

Esse ciclo do SENAC que deve contar com um público mais jovem, aborda o tema Comportamento. As exibiçôes acontecerão na sala de projeção do SENAC – Rua São João, 204 às terças feiras 19:30h. Nos dias, 04/12 THX1138, dia 11/12 Houve um vez dois verões e no dia 18/12, The Edukators.


THX1138
THX1138
George Lucas
1970
95 min / USA

Uma trepidante exploração de um assolador futuro, transforma-se numa arrebatadora examinação do nosso presente em THX 1138, a obra-prima de George Lucas. Robert Duvall é THX 1138 um homem controlado, corpo e mente, pelo governo da sua claustrofóbica sociedade. Um homem que vai tentar tudo para escapar de um mundo onde até os pensamentos são fiscalizados, a liberdade é algo desconhecido e o amor é o mais terrível dos crimes.


2veroes
Houve uma Vez Dois Verões
Jorge Furtado
2002
75 min / Brasil

Chico (André Arteche) é um jovem ingênuo que acredita que um dia encontrará o grande amor de sua vida. Roza (Ana Maria Mainieri) é uma jovem que só pensa em conseguir dinheiro suficiente para realizar sua sonhada viagem para a Austrália. Eles se encontram por acaso e, juntos, vivem uma intensa paixão. Porém várias reviravoltas do destino ainda irão influir no relacionamento deles.


Edukators
The Edukators
Hans Weingartner
2004
127 / Alemanha

O longa alemão segue a mesma linha do ótimo Adeus, Lênin!, misturando uma dose de humor com comentários políticos – além disso, os dois são protagonizados por Daniel Brühl. Jan (Stipe Erceg) e Peter (Brün) têm uma utopia: mudar o mundo. Muito próximos dos ideais do final dos anos 60, os dois amigos passam as noites invadindo residências de luxo quando os moradores estão fora- não para roubar, mas para ensinar. O primeiro passo é a anarquia, bagunçando tudo, tirando móveis e roupas do lugar para desorientar os burgueses. Antes de saírem deixam bilhetes avisando que “Os seus dias de vacas gordas estão contados” e “vocês têm dinheiro demais”. Quando Julie (Julia Jentsch), namorada de Jan, muda-se para o apartamento dos rapazes, ela acaba com equilíbrio que havia entre a dupla. Quando Jan viaja para Barcelona, Julie e Peter acabam se envolvendo amorosamente, além dela se tornar sua parceira no crime. Eles tramam uma vingança invadindo a casa do ricaço Hardenberg (Burghart Klaussner, o pai de Adeus, Lênin!), que causou muitos problemas para moça no passado. Mas a invasão não dá certo. Eles são obrigados a seqüestrar o milionário, e surge uma curiosa convivência entre as duas gerações. Para piorar, Jan volta para casa, e Peter e Julie terão que dar um rumo nas suas vidas. Com uma ironia fina e uma ótima trilha sonora, Edukators retoma um sonho perdido há muito tempo, fazendo uma crítica à sociedade contemporânea e ao empobrecimento intelectual da juventude. Algo bem pertinente em nossos tempos.

Comentários desativados em Ciclo 6 – Comportamento for now