Archive for outubro, 2008

Ciclo 18 – Homenagem a Paul Newman

Written by on out 21 2008 | .

Em novembro o Beloca fará uma homenagem ao lendário astro de cinema e humanista Paul Newman, falecido no dia 27 de setembro de 2008, cujos brilhantes olhos azuis, beleza e talento fizeram dele um dos principais atores de Hollywood ao longo de seis décadas.
Eterno aspirante ao Oscar ganhou um honorário pelo conjunto de sua carreira em 1986 e no ano seguinte finalmente o conquistou o Oscar de melhor ator em 1986 pela atuação em “A Cor do Dinheiro“, quando já tinha 61 anos e uma longa carreira. Foi indicado ao Oscar pela atuação nos filmes “Gata em Teto de Zinco Quente“, “Desafio à corrupção“, “O Indomado“, “Rebeldia Indomável“, “Ausência de Malícia“, “O Veredito“, “O Indomável – Assim é Minha Vida” e “Estrada para Perdição“, e também pelo filme “Rachel, Rachel“, em que dirigiu sua esposa Joanne Woodward.
Além da bem sucedida carreira de ator, como empresário, criou a linha de produtos alimentícios Newman’s Own em 1982. Os produtos geraram mais de 200 milhões de dólares em doações para caridade. Newman também fundou acampamentos para crianças com doenças graves e uma fundação de combate ao uso de drogas. Seu papel de estréia em “500 Milhas” em 1969 inspirou Newman a participar do automobilismo. Sua primeira corrida profissional foi em 1972 e ele foi em 1972 e ele continuou competindo até perto dos 70 anos de idade. Sua última atuação em um grande filme foi o papel de um gângster inimigo de Tom Hanks em “Estrada para Perdição” em 2002.
O sucesso do trio, Newman/Redford/Hill, nos dois primeiros filmes que serão apresentados no ciclo, não garantiu a participação dos dois companheiros no projeto de Newman para a filmagem de Buffalo Bill. Ele então convidou o iconoclasta, Robert Altman para contar a história de um dos maiores mitos do Velho Oeste americano, pela ótica dos índios, e destruir pedaço a pedaço, o heroísmo inerente ao personagem principal.

04/11/08 terça-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Butch Cassidy and the Sundance Kid

George Roy Hill

EUA/1969/110 min

Dois amigos inseparáveis, Butch (um ex-açougueiro, daí o nome) Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Quando são caçados por todo o país resolvem ir para a Bolívia e juntamente com Etta (Katharine Ross), a namorada de Sundance, rumam para a América do Sul. Mas esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranqüila.

18/11/08 terça-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Golpe de Mestre

George Roy Hill

EUA/1973/129 min

Dois malandros dão um golpe em um capanga de um poderoso gângster e embolsam uma grande quantia em dinheiro. Porém, o gângster quer vingança e assassina um dos malandros. Agora o outro que está sozinho, vai buscar ajuda de um ex-companheiro para que juntos possam aplicar um grande golpe no criminoso para vingar a morte do colega.

25/11/08 terça-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Buffalo Bill

Robert Altman

EUA/1976/122 min

Buffalo Bill (Paul Newman) quer montar seu próprio show sobre o Velho Oeste, onde as lendas e as gritarias do guerreiros indígenas formam as engrenagens para um grande giro nacional. Além de Annie (Geraldine Chaplin) uma atiradora de precisão e seu amigo Touro Sentado (Frank Kaquitts) o grande e lendário Chefe Sioux, o show é repleto de farsantes e oportunistas. Porém, para surpresa de seus próprios motivos para fazer parte do show, e isso envolve o Presidente e o próprio General Custer.

Comentários desativados em Ciclo 18 – Homenagem a Paul Newman for now

Ciclo 17 – Wong Kar-Wai: Fragmentos, Paixão e Tempo

Written by on out 09 2008 | .

Esse ciclo, que tem a curadoria do Lucas Nogara, é dedicado à obra do diretor Wong Kar Wai, considerado um dos mais brilhantes diretores do planeta. Foi o 1º chinês a ganhar o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes. Com uma série de obras-primas em seu currículo , “Dias Selvagens”, “Amores Expressos”, “Anjos Caídos” e “Felizes Juntos” , o diretor chinês continua explorando os temas solidão e desejo, como se pode ver no premiado “Amor à Flor da Pele”.

14/10/08 terça-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Dias Selvagens

Wong Kar-Wai /em>

Hong Kong/1991/94 min

1960. Yuddy (Leslie Cheung) é um jovem que descobriu recentemente que a mulher que o criou, uma prostituta bêbada, não é sua mãe biológica. Ela se recusa a dizer quem é sua verdadeira mãe, até que a revelação desencadeia uma série de perturbações mentais em Yuddy. Paralelamente duas mulheres se apaixonam por ele, que se mostra incapaz de decidir com quem deseja ficar.

21/10/08 terça-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Felizes Juntos

Wong Kar-Wai /em>

Hong Kong/1997/97 min

Um dos mais badalados filmes sobre relacionamento amoroso dos últimos tempos. O filme é um retrato de dois jovens orientais perdidos em uma Buenos Aires repleta de tango, amor, drama e escuridão. Porém, acima de tudo, estão perdidos dentro de uma relação amorosa cheio de dor e conflito.

28/10/08 terça-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Amor à Flor da Pele

Wong Kar-Wai /em>

Hong Kong/2000/98 min

Um casal de amigos descobre que seus marido/esposa estão tendo um caso e terminam também se envolvendo romanticamente

Comentários desativados em Ciclo 17 – Wong Kar-Wai: Fragmentos, Paixão e Tempo for now

I INSOMNIA – Maratona de Filmes Musicais do Cineclube Beloca

Written by on out 06 2008 | .

Para inaugurar em grande estilo o nosso novo sistema de som de ultima geração – e também para testar um novo formato de programação – o Cineclube Beloca realizará no dia 11 de outubro, sábado, a sua 1ª Maratona de Filmes Musicais. É um programa triplo, interativo, de filmes musicais. Início às 20 horas. E é interativo porque o público pode decidir a sequência dos acontecimentos durante a noite. Teremos café, pipoca, doces, água e refrigerantes. Se funcionar, faremos uma por mês, além da nossa programação normal. A entrada é gratuita. Não forneceremos travesseiros nem algodão para os ouvidos; se necessário, traga de casa.

11/10/08 – sábado

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Across The Universe

Julie Taymor

EUA/2007/131 min

Across the Universe parte de uma idéia irresistível, de contar duas histórias – uma, de amor, e outra, de uma geração, a dos loucos anos 60 – por meio das músicas dos Beatles. Conta a história de um grupo de amigos durante a revolução da contracultura na década de 60/70. Participações especiais de Bono Vox (do grupo U2) e Joe Cocker. Som Dolby Surround.

11/10/08 – sábado

22h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Roger Waters – In The Flesh

Ernie Fritz

EUA/2000/170 min

Grandioso show do líder da banda Pink Floyd realizado em Oregon, EUA, com músicas de vários álbuns – The Dark Side of The Moon, Animals, Wish You Were Here, The Wall – e dos álbuns solo de Roger Waters. Participação especial dos guitarristas Dayle Bramhall II, Snowy White e Andy Fairweather-Low. Som Dolby Surroun.

11/10/08 – sábado

0h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Led Zeppelin – The Song Remains The Same

Peter Clifton/Joe Massot

EUA/GB/1976/137 min

Documentário sobre uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Inclui a gravação integral do histórico show do Led Zeppelin no Madison Square Garden em Nova York. Um dos pontos altos é a versão de 23 minutos da música Dazed and Confused. Som reprocessado digitalmente.

RESCALDO – Se ainda houver algum sobrevivente de pé, o último filme será escolhido por votação.

12/10/08 – madrugada de sábado para domingo

02h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Comentários desativados em I INSOMNIA – Maratona de Filmes Musicais do Cineclube Beloca for now

Semana Mundial dos Animais

Written by on out 06 2008 | .

O cineclube Beloca, em parceria com a USPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal – WSPA Brasil), fará o lançamento nacional do documentário “Animais: Seres Sencientes” de Denise Gonçalves.
A exibição fará parte da programação da Semana Mundial dos Animais, que vai de 04 a 11 de outubro que a USPA – SJBV estará promovendo.
A senciência, isto é, a capacidade de os animais sentirem dor, medo, prazer, alegria e estresse – além de terem memória e até saudade – é uma discussão recente no âmbito internacional e no Brasil.
O documentário procura mostrar que, de acordo com as mais recentes pesquisas científicas, os animais são seres sencientes, e não máquinas destinadas a nos servir. E isso se aplica a todos os animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes). Para transmitir esses conceitos, o documentário conta com a participação dos maiores especialistas em bem-estar animal do Brasil e do mundo, que falam de maneira clara e didática sobre os animais (de companhia, de produção, selvagens, de entretenimento, etc.).

08/10/08 – quarta-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Animais: Seres Sencientes

Denise Gonçalves

Brasil/2008/52 min

5 comentários for now