Archive for janeiro, 2009

Ciclo 20 – Cinema Brasileiro Contemporâneo

Written by on jan 29 2009 | .

03/02/2009- terça-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Ensaio Sobre a Cegueira

Fernando Meirelles
Brasil/Canadá/Japão/2008/121 min

Conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal “cegueira branca” – assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa – manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.
O foco do filme, no entanto, não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que, perde tudo aquilo que considera civilizado. Ao mesmo tempo em que vemos o colapso da civilização, um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade perdida.

10/02/2009 – terça-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Linha de Passe

Walter Salles/Daniela Thomas

Brasil/2008/113 min
Sinopse

Quatro irmãos e sua mãe precisam lidar com a dura vida na cidade de São Paulo. Reginaldo (Kaique de Jesus Santos) é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario (Vinícius de Oliveira) sonha em se tornar jogador de futebol mas, aos 18 anos, vê a idéia cada vez mais distante. Dinho (José Geraldo Rodrigues) dedica-se à religião. Dênis (João Baldasserini) enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza (Sandra Corveloni), sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de pai desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna.

17/02/2009 – terça-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Narradores de Javé

Eliane Caffé

Brasil/2004/102 min

Após saberem que a cidade onde vivem será inundada para a construção de uma usina hidrelétrica, os moradores decidem preparar um documento que conte todos os fatos históricos do local, como tentativa desesperada de salvar a cidade da destruição. Dirigido por Eliane Caffé (Kenoma) e com José Dumont, Matheus Nachtergaele, Nélson Dantas, Gero Camilo e Nélson Xavier no elenco.

Comentários desativados em Ciclo 20 – Cinema Brasileiro Contemporâneo for now