Archive for novembro, 2011

Anti Ciclo

Written by on nov 03 2011 | .

08-11-11 – terça feira – 20 horas – A Árvore dos Tamancos(L´álbero degli zoccoli)- 1978 – Ermanno Olmi – 185 min – Itália /França

A Árvore dos Tamancos é a obra-prima do cineasta italiano Ermanno Olmi (A Lenda do Santo Beberrão) diretor italiano de tendências esquerdistas (considerado pela crítica como de visão comunista. Esta obra de 1978, considerada uma das últimas da escola Neo realista italiana, que surgiu no contexto do pós II Guerra Mundial, após o caos da guerra e do regime fascista.

Inédito em vídeo e DVD no Brasil, o filme é apresentado em versão integral. O filme retrata as dificuldades vividas por cinco famílias de camponeses do norte da Itália, na Lombardia, no fim do século XIX. Quando um dos pais corta às escondidas um choupo para fazer um par de tamancos para o seu filho em idade escolar, ele é descoberto e imediatamente despedido. Esse fato dá início a uma série de problemas, pois a escola fica muito longe e eles mal têm condições de comprar roupas para o menino. Uma história emocionante de uma gente humilde e trabalhadora, contada com muito realismo e poesia.

Vencedor por unanimidade da Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cannes 1978 e o Cesar de melhor fime estrangeiro em 1979.

15-11-11 terça feira – Não haverá sessão – Feriado Proclamação da República

22 -11-11 – terça feira – 20 horas – O Concerto (Le concert) – 2009 – Radu Mihaileanu – 123 min – França/Rússia

O cineasta romeno Radu Mihaileanu dirigiu o genial O Concerto, filme coproduzido por nada menos que cinco países: França, Itália, Bélgica, Rússia e Romênia. Ele ficou famoso por escrever e dirigir um dos melhores filmes dos anos 90 – O Trem da Vida.

A idéia original é de Héctor Cabello Reyes e Thierry Degrandi, praticamente dois desconhecidos no mercado cinematográfico. Eles desenvolveram a incrível história de Andrey (Alekesey Guskov), famoso maestro da antiga União Soviética que caiu em desgraça com o então todo-poderoso premiê Leonid Brejnev, e hoje é apenas um faxineiro do Teatro Bolshoi, em Moscou. Tudo caminha melancolicamente na vida de Andrey, até o dia em que acidentalmente intercepta um fax encaminhado ao diretor do Teatro, solicitando a contratação da orquestra do Bolshoi para uma apresentação de gala no conceituado Teatro Châtelet de Paris. É a chance de sua vida! Sem imaginar as consequências, o ex-maestro decide enganar o verdadeiro Bolshoi e ele próprio se apresentar na capital francesa. Mas, para isso, terá de montar uma orquestra inteira… em 15 dias.

Em 2010 ganhou o Cesar para melhor música entre outros prêmios, também várias indicações nos festivais da Europa e nos EUA.


29/11/2011 FILME SURPRESA – O GAROTO DE BICICLETA (Le gamin, an Velo ) – 2011- 87 min – LIVRE – Jean Pierre Luc Dardenne – França/ Itália/Bélgica

Comentários desativados em Anti Ciclo for now