Archive for março, 2014

Cinema Italiano Contemporâneo

Written by on mar 22 2014 | programação

Em Abril, o Cineclube Beloca traz três produções italianas, incluindo a ganhadora do Oscar 2014, como melhor filme estrangeiro, A Grande Beleza. Pra fechar a programação, em parceria com a Oficina Cultural Guiomar Novaes, têm início o projeto “Por trás das Lentes”, no qual toda última terça-feira do mês, haverá um convidado na sessão. Quem abre os trabalhos é o capixaba Rodrigo Aragão, um dos diretores mais conceituados desta nova geração. Todas as sessões serão Gratuitas.

08.04.2014
20h
Terra Firme (Terraferma)
França-Itália/2011/88 minutos
Direção: Emanuele Crialese

Sicília, Itália. A família Pucillo vive em uma ilha remota, onde a maior fonte de trabalho é o turismo. Ernesto, o patriarca da família, ainda mantém seu barco de pesca, mais por razões sentimentais do que pela renda que consegue obter através dele. Já Nino desistiu de vez da pescaria e agora se dedica a entreter turistas. Um dia, Ernesto e o neto Filippo estão no mar e, ao perceberem que um barco naufragou, ajudam algumas pessoas. O problema é que o barco estava repleto de imigrantes ilegais e ajudá-los, mesmo nestas condições, é considerado crime. Vivendo entre o medo de serem flagrados e a necessidade de prestar ajudar, a família Pucillo passa a abrigar em sua própria casa dois dos imigrantes.



15.04.2014
20h
Caos Calmo
Reino Unido-Itália/2008/115 minutos
Direção: Antonello Grimaldi

Pietro Paladini é um executivo bem sucedido, que tem um casamento feliz e é pai de Claudia, de 10 anos. Após salvar uma mulher na praia, ele descobre ao chegar em casa que sua esposa morreu repentinamente. A partir de então ele precisa lidar com o caos emocional da perda da mulher, ao mesmo tempo em que precisa manter-se forte para ajudar e cuidar da filha.


22.04.2014
20h
A Grande Beleza (La Grande Bellezza)
Itália/2013/142 minutos
Direção: Paolo Sorrentino

Em Roma, durante o verão, o escritor Jep Gambardella reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance O Aparelho Humano, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.


“Por trás das lentes”

29.04.2014
19h
Mar Negro – Exibição do filme, seguida de bate-papo com o diretor Rodrigo Aragão
Brasil/2013/90 minutos
Direção: Rodrigo Aragão

Esta é uma produção independente do diretor capixaba Rodrigo Aragão, considerado um dos mais importantes representantes da nova geração de filmes de terror e fabricação de efeitos especiais no Brasil. Na trama, recheada de suspense, a poluição sistemática do meio ambiente é a referência para a criação de um novo universo mítico, povoado por monstros e zumbis. Uma estranha mancha negra se aproxima pelo mar trazendo morte e destruição para uma vila de pescadores. Diretor, produtor e maquiador de efeitos especiais, Rodrigo Aragão, convidado da sessão, é focado em cinema fantástico. “Mar Negro” é seu terceiro longa-metragem, que teve uma ótima repercussão no cenário nacional.

Comentários desativados em Cinema Italiano Contemporâneo for now

“Quando o Rock Nacional era vivo…”

Written by on mar 05 2014 | programação

Nos meses de março e abril celebramos alguns ícones do rock Nacional em sua melhor época: Os anos 80. Sessões gratuitas, iniciadas às 20 horas.

11.03.2014
20h
Herbert de Perto
Brasil/2009/94 minutos
Direção: Roberto Berliner

Através de uma série de conversas e vídeos, o cantor e compositor Herbert Vianna relembra sua trajetória de vida, do primeiro violão ao grupo Paralamas do Sucesso, do trágico acidente aéreo até os dias de hoje. Familiares, amigos como Bi e Barone, Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), profissionais do meio musical e também médicos, dão depoimentos sobre a carreira e a incrível perseverança do músico que o levou a vitória contra a morte.


18.03.2014
20h
Titãs: A Vida Até Parece Uma Festa
Brasil/2009/100 minutos
Direção: Oscar Alves e Branco Melo

Quando o disco Cabeça Dinossauro foi lançado, Branco Mello comprou sua primeira câmera e passou a gravar tudo o que acontecia, aproveitando o momento de explosão musical que aconteceu nos anos 80. O resultado são cenas inéditas de viagens, camarins, discussões, ensaios, shows, gravações e até a participação em programas de TV. Ajudam a contar a trajetória da banda diversos amigos e artistas que conviveram com os músicos ao longo de todo esse tempo.


25.03.2014
20h
Somos Tão Jovens
Brasil/2013/100 minutos
Direção: Antônio Carlos da Fontoura

Longa metragem que retrata a vida e a obra musical de um dos maiores poetas do Rock nacional: Renato Russo. Começando no início de sua juventude, com seus problemas de saúde, passando pela adolescência problemática, o filme vai até o estouro do sucesso que foi a primeira apresentação ao vivo da Legião Urbana no Circo Voador.


01.04.2014
20h
Raul: O início, o fim e o meio
Brasil/2012/118 minutos
Direção: Walter Carvalho

Trajetória do conhecido cantor e compositor, polêmico, ícone e criador da “sociedade alternativa” ao lado parceiro inseparável, hoje escritor, Paulo Coelho. Documentário imperdível, que aponta um raio x do astro do rock brasileiro através de documentos, depoimentos de familiares, filhas, amigos, músicos e compositores.Pra ouvir no volume máximo.

Comentários desativados em “Quando o Rock Nacional era vivo…” for now