Archive for maio, 2015

Maio – Cinema de Espionagem

Written by on mai 01 2015 | programação

Seguindo sugestões dos membros do Cineclube, em Maio visitaremos dois filmes que envolvem suspense de espionagem durante a Guerra Fria, focando o gênero de suspense, e bem longe de qualquer ação a lá James Bond.

05.05.2015
20h
A Vida dos Outros
Alemanha/2006/130 minutos
Direção: Florian Henckel

Considerado um dos melhore filmes lançados nos cinemas nos últimos anos, aplaudido pelos críticos e pelo espectador, ‘A Vida dos Outros’ narra uma história real do dramático sistema de espionagem existente na Alemanha Oriental durante o período da Guerra Fria. Nos anos 80, o Ministro da Cultura se interessa por Christa, atriz popular que namora com Georg, o mais conhecido dramaturgo do país e um dos poucos que consegue enviar textos para o outro lado da fronteira. Com a suspeita dos dois serem infiéis às ideias comunistas, eles passam a ser espionados pelo frio e calculista Capitão Gerd, temido agente do serviço secreto, que fica fascinado pelas suas vidas e personalidades. O longa é uma das produções alemãs mais premiadas da última década.


19.05.2015
20h
O Espião que Sabia Demais
EUA/2012/120 minutos
Direção: Tomas Alfredson

Passado em 1973, em plena Guerra Fria, o longa gira em torno de George Smiley (Gary Oldman), um veterano da divisão de elite do serviço secreto inglês conhecida como Circo. Após a morte de seu ex-chefe e de alguns fracassos em missões internacionais, ele é chamado para desvendar um mistério sobre a identidade do agente duplo que, durante anos, trabalhou também para os soviéticos. Todos à sua volta são suspeitos, mas, como bons espiões que são, foram treinados para dissimular e trabalhar em condições de extrema tensão.


PROJETO ‘POR TRÁS DAS LENTES’
O projeto “Por Trás das Lentes” é realizado em parceria com a Oficina Cultural e promoverá uma sessão com o sociólogo Fernando Nogueira

26.05.2015
20h
Noel – Poeta da Vila – Seguido de Bate papo com Fernando Nogueira
Brasil/2006/100 minutos
Direção: Ricardo van Steen

“Noel – Poeta da Vila” é uma dramatização da vida do compositor Noel Rosa, interpretado por Rafael Raposo. Camila Pitanga e Antônio Fagundes também estão no elenco deste longa-metragem, dirigido em 2006 por Ricardo Van Steen. Após a exibição haverá um debate sobre o filme e o cenário atual do cinema no Brasil, e sobre a formação da identidade cultural do país. A conversa com o público será conduzida pelo sociólogo, pesquisador da cultura brasileira e produtor cinematográfico Fernando Nogueira.

Comentários desativados em Maio – Cinema de Espionagem for now