Archive for julho, 2015

Oito anos de Cineclube Beloca!

Written by on jul 22 2015 | programação

O cineclube celebra seus oito anos de existência com um clássico do cinema de Billy Wilder e uma interessante releitura sobre o longa ‘O Labirinto do Fauno’, de Guillermo del Toro.

04.08.2015
20h
Sunset Boulevard – Crepúsculo dos Deuses
EUA/1950/110 minutos
Direção: Billy Wilder

Um dos grandes clássicos da história do cinema, o filme narra a história de Joe Gills, que para fugir dos representantes de uma financeira, se refugia na decadente mansão de Norma Desmond (Gloria Swanson), antiga estrela do cinema mudo. Quando Norma descobre que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcará seu retorno às telas. O filme é insuportável, mas o pagamento é bom e como ele não tem o que fazer, aceita. Mas o destino lhe reserva surpresas nesta nova empreitada.


Sessão Dupla: Análise do Simbolismo no filme ‘O Labirinto do Fauno’

18.08.2015
20h
O Labirinto do Fauno
EUA-Espanha-México/2006/110 minutos
Direção: Guillermo del Toro

Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.


25.08.2015
20h
O Simbolismo como Estrutura Narrativa – Análise do filme, com exibição de cenas e diálogo com Rodrigo Biasi, mestre em Cinema

Na segunda parte, o mestre em cinema Rodrigo Biasi irá exibir alguns trechos e discutir o simbolismo existente na narrativa do filme ‘O Labirinto do Fauno’. Rodrigo dissertou uma tese de mestrado sobre o simbolismo iniciático como parte da estrutura narrativa deste filme e irá trazer esta discussão para o público do Beloca.


Comentários desativados em Oito anos de Cineclube Beloca! for now