Uma certa Psiquê nos filmes

Escrito por em 27 mai 2013 | programação

O cineclube de Junho exibe algumas produções voltadas à psicologia. Na metade do mês traz famosos personagens com distúrbios psiquiátricos e em seguida, alguns filmes que analisam o tratamento de certas instituições.




04.06.2013
20h
Donnie Darko
EUA/2001/113 minutos
Direção: Richard Kelly

Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial, mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Ele tem visões, em especial de um coelho monstruoso que o encoraja a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa e ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.






11.05.2013
20h
O Silêncio dos Inocentes
EUA/1991/118 minutos
Direção: Jonathan Demme

Uma agente do FBI (Jodie Foster) é destacada para encontrar serial killer que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela busca ajuda de um perigoso psicopata (show de atuação de Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.






18.06.2013
20h
Garota Interrompida
EUA/1999/127 minutos
Direção: James Mangold

Em 1967, após uma sessão com um psicanalista, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – e enviada para um hospital psiquiátrico, onde ela conhece um novo mundo de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com o intuito de retomarem suas vidas.





25.06.2013
20h
Estranho no Ninho
EUA-/1975/133 minutos
Direção: Milos Forman

O prisioneiro Randle (Jack Nicholson) simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher). Mas ele não tem ideia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica cruel em seus tratamentos.

ninguém comentou até agora

comentários não estão habilitados.