Ciclo 18 – Homenagem a Paul Newman

Escrito por em 21 out 2008 | .

Em novembro o Beloca fará uma homenagem ao lendário astro de cinema e humanista Paul Newman, falecido no dia 27 de setembro de 2008, cujos brilhantes olhos azuis, beleza e talento fizeram dele um dos principais atores de Hollywood ao longo de seis décadas.
Eterno aspirante ao Oscar ganhou um honorário pelo conjunto de sua carreira em 1986 e no ano seguinte finalmente o conquistou o Oscar de melhor ator em 1986 pela atuação em “A Cor do Dinheiro“, quando já tinha 61 anos e uma longa carreira. Foi indicado ao Oscar pela atuação nos filmes “Gata em Teto de Zinco Quente“, “Desafio à corrupção“, “O Indomado“, “Rebeldia Indomável“, “Ausência de Malícia“, “O Veredito“, “O Indomável – Assim é Minha Vida” e “Estrada para Perdição“, e também pelo filme “Rachel, Rachel“, em que dirigiu sua esposa Joanne Woodward.
Além da bem sucedida carreira de ator, como empresário, criou a linha de produtos alimentícios Newman’s Own em 1982. Os produtos geraram mais de 200 milhões de dólares em doações para caridade. Newman também fundou acampamentos para crianças com doenças graves e uma fundação de combate ao uso de drogas. Seu papel de estréia em “500 Milhas” em 1969 inspirou Newman a participar do automobilismo. Sua primeira corrida profissional foi em 1972 e ele foi em 1972 e ele continuou competindo até perto dos 70 anos de idade. Sua última atuação em um grande filme foi o papel de um gângster inimigo de Tom Hanks em “Estrada para Perdição” em 2002.
O sucesso do trio, Newman/Redford/Hill, nos dois primeiros filmes que serão apresentados no ciclo, não garantiu a participação dos dois companheiros no projeto de Newman para a filmagem de Buffalo Bill. Ele então convidou o iconoclasta, Robert Altman para contar a história de um dos maiores mitos do Velho Oeste americano, pela ótica dos índios, e destruir pedaço a pedaço, o heroísmo inerente ao personagem principal.

04/11/08 terça-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Butch Cassidy and the Sundance Kid

George Roy Hill

EUA/1969/110 min

Dois amigos inseparáveis, Butch (um ex-açougueiro, daí o nome) Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Quando são caçados por todo o país resolvem ir para a Bolívia e juntamente com Etta (Katharine Ross), a namorada de Sundance, rumam para a América do Sul. Mas esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranqüila.

18/11/08 terça-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Golpe de Mestre

George Roy Hill

EUA/1973/129 min

Dois malandros dão um golpe em um capanga de um poderoso gângster e embolsam uma grande quantia em dinheiro. Porém, o gângster quer vingança e assassina um dos malandros. Agora o outro que está sozinho, vai buscar ajuda de um ex-companheiro para que juntos possam aplicar um grande golpe no criminoso para vingar a morte do colega.

25/11/08 terça-feira

20h – Sala Dilo Gianelli – Theatro Municipal

Buffalo Bill

Robert Altman

EUA/1976/122 min

Buffalo Bill (Paul Newman) quer montar seu próprio show sobre o Velho Oeste, onde as lendas e as gritarias do guerreiros indígenas formam as engrenagens para um grande giro nacional. Além de Annie (Geraldine Chaplin) uma atiradora de precisão e seu amigo Touro Sentado (Frank Kaquitts) o grande e lendário Chefe Sioux, o show é repleto de farsantes e oportunistas. Porém, para surpresa de seus próprios motivos para fazer parte do show, e isso envolve o Presidente e o próprio General Custer.

ninguém comentou até agora

comentários não estão habilitados.