Ciclo 28 – Criar é preciso, viver não é preciso

Escrito por em 01 out 2009 | .

Este ciclo é dedicado a artistas que viveram com paixão a sua arte.
O primeiro filme Caravaggio, dirigido pelo ator, diretor e roteirista Derek Jarman, é considerado seu melhor trabalho, e conta com uma participação do artista Sanjoanense Atílio Gallo Lopes.  

  Caravaggio

  CARAVAGGIO (Caravaggio) – 1986 – 93 min-Inglaterra

  Direção: Derek Jarman

  Dia 06/10/09 – terça-feira – 20 horas

  Sala Dilo Gianelli

  Theatro Municipal

O filme conta toda a história da vida do pintor, exibindo as contradições entre as crenças religiosas e sua identidade sexual.
Michelangelo Merisi da Caravaggio (Nigel Terry), foi o garoto da Renascença Italiana. Com sua história contada em “flashbacks”, o artista recorda fatos de sua curta existência na terra e nos mostra sua infância, com as decepções do início de sua carreira, seus últimos sucessos, sua amizade com um cardeal e sua relação destrutiva um jogador com muito atraente.
A paixão de Caravaggio pela sua arte e também por seus modelos, o conduzem para sua queda final nesta suntuosa e desafiante biografia de um lendário pintor.

o-carteiro-e-o-poeta

  O Carteiro e o Poeta (Il Postino) -1994 -116 min – Ita / Bel / França

  Direção: Michael Radford

  Dia 13/10/09 – terça-feira – 20 horas

  Sala Dilo Gianelli

  Theatro Municipal

 

Numa remota ilha do Mediterrâneo, um carteiro recebe uma ajuda do poeta Pablo Neruda um fim de conquistar o amor de sua vida. Com Massimo Troisi e Philippe Noiret. Baseado na obra de Antonio Skármeta, “O Carteiro eo Poeta” é um excelente filme. Realizado pelo cineasta Michael Radford, que também co-assina o roteiro, o filme fala de poesia política, humor, amor. E todos esses elementos fluem juntos numa produção que se caracteriza por grandes interpretações, por uma sólida direção, um roteiro inteligente, um ritmo adequado, uma magnífica trilha sonora e uma bela fotografia.
  Vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1996.

F for Fake [1]

Verdades e Mentiras (F for Fake) -1973 – 86 min – EUA

Direção: Orson Wells

Dia 20/10/09 – terça-feira – 20 horas

Sala Dilo Gianelli

Theatro Municipal

Rodado entre 1973/75, “Verdades e Mentiras” (“F” For Fake”), é o penúltimo filme dirigido por Orson Welles.
Um filme em que Welles toma por tema um assunto bem atual: a fraude na arte. Tentando desvendar esse mistério, Welles propõe um filme deliberadamente “arranjado”, construído como uma novela policial, um quebra-cabeças desafiador do raciocínio, exigindo uma intensa participação do espectador.
Do filme participam, o famoso falsificador Elmyr de Hory, que enganou os “22 marchands” de arte e os museus durante mais de 20 anos com “suas ” pinturas dos pós-impressionistas (Modiglliani, Braque, Matisse, Picasso, etc.) e Cliford Irving, processado há poucos anos por ter escrito uma falsa “autobiografia” de Haward Hughes (1905-1976).
O filme foi rodado durante quase 3 anos, a partir de alguns milhares de metros de película, para uma produção de TV por François Reichenbach . Velhos amigos de Welles também colaboram no filme, como Joseph Cotten (seu colaborador desde “Cidadão Kane”), Richard Wilson e Peter Bogdanovich.
 

basquiat

O último filme do ciclo, é dirigido pelo pintor, roterista e cineasta americano Julian Schnabel.
E é dedicado ao também artista americano Jean Michel Basquiat, um dos grandes representantes da arte contemporânea, cujos grafites nos muros de Nova Iorque, ganharam o respeito da crítica e o lançaram no mundo das artes.

No elenco também estão grandes nomes como Benício del Toro, Claire Forlani, David Bowie, Dennis Hopper, Gary Oldman, Willem Dafoe, Courteney Love e Christopher Walken.

Basquiat, Traços de uma Vida – (Basquiat) – 1996 – 106 min – EUA

Direção: Julian Schnabel

Dia 27/10/09 – terça-feira – 20 horas

Sala Dilo Gianelli

Theatro Municipal

Em 1981, um jovem artista (Jeffrey Wright) das ruas é descoberto por Andy Warhol (David Bowie) e tem uma ascensão meteórica, tornando-se uma estrela no mundo das artes. Mas este sucesso repentino e inesperado terá um preço muito alto.

ninguém comentou até agora

comentários não estão habilitados.